TRADUZA O LILITERÁRIO

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Claro que te amo! - Tammy Luciano - Resenha

tammy luciano-claro que te amo

Sinopse

Piera tem certeza: está cometendo a maior loucura da sua vida ao assistir, escondida, ao casamento de seu ex-noivo. Depois de seis anos de relacionamento, entrar de penetra na comemoração foi tudo que André deixou para ela. E olhar a cena não a faz feliz, mas encerra uma fase de sua vida. Hora de recomeçar. Mas como recomeçar se seu coração está cheio de dor? Envolver-se com a história de Piera é como descobrir que sempre há um lado muito bom a ser revelado... Mesmo que tudo pareça tão difícil.


Sobre a autora

Atriz, jornalista e escritora, Tammy Luciano é autora dos livros Fernanda Vogel na Passarela da Vida, Novela de Poemas, Sou Toda Errada, Garota Replay e Claro Que Te Amo! Tammy tem um grupo de teatro no Retiro dos Artistas, grava vídeos para o seu Canal do Youtube e viaja o Brasil encontrando leitores.

Graças ao muitos eventos literários que frequento, sempre recebo muitas indicações de amigos sobre novos autores que eles acreditam que eu irei gostar. Dessa vez uma amiga me indicou a autora brasileira Tammy Luciano, a qual possui vários livros, mas como eterna romântica que sou, minha amiga me indicou o quinto livro dessa autora, chamado Claro que te amo!. Fui pesquisar e fiquei super interessada na sinopse e decidi que esse livro seria o mais novo morador da minha estante, porém, como simples universitária, não posso comprar tantos livros quanto gostaria (eu leio mais rápido do que ganho dinheiro hahaha), mas a vida é uma caixinha de surpresas, quando decidi ir à um evento não sabia que iria não só conhecer pessoalmente a fofíssima e talentosa Tammy Luciano, como ganharia o Claro que te amo! em um sorteio e teria a oportunidade de conversar, tirar foto e pegar um autógrafo lindo *-*. Fico felicíssima de o destino ter conspirado para que eu lesse esse livro incrível e tivesse a oportunidade de resenhar, então aqui vamos nós!

tammy-luciano

Resenha

Claro que te amo! conta a história de Piera, uma moça de 19 anos que vive com seu pai e foi abandonada pela mãe quando era pequena. Há um ano ela ouviu do noivo André com quem tinha um relacionamento de 6 anos a seguinte frase "Eu descobri que não amo mais você. De tarde volto aqui." ele sai e nunca mais volta. WHAT?? E agora, esse noivo que um dia fez parte de todos os seus planos está se casando com outra. Piera que sempre foi insegura e preocupada com a pena e a compaixão que ela acredita que as pessoas tem por ela por ter sido abandonada pela mãe, toma uma decisão para tirar de vez o peso desse encosto que é o André de suas costas: assistir ao casamento dele, escondida na porta da igreja ente um muro e um arbusto.

"Eram 19 horas em ponto quando notei que o carro tinha chegado. Imaginei como ela estava feliz e entendi aquela felicidade como minha. Aquele sentimento tinha muito de mim. "Ei!", eu gritaria. "Desça desse carro, tire esse vestido, me entregue seu sorriso porque essa vida parece ser sua, mas deveria ser minha." "

A experiência é desagradável, mas permite que Piera encerre de vez essa fase e parta pra outra. Ela decide que é hora de recomeçar, mas como fazer isso se está sofrendo tanto? Por indicação da amiga Denise (Personagem incrível! Queria um livro só sobre ela!) ela se envolve com Guilherme, um homem mais velho e à princípio maduro e gente boa, mas que depois de um curto tempo se mostra rancoroso com a ex-esposa e adepto de aventuras um tanto peculiares (quem leu sabe!). Com as diferenças entre eles se mostrando cada vez mais evidentes, Guilherme toma a iniciativa de terminar o relacionamento, abalando ainda mais a auto estima de Piera.

“Se tivesse terminado com André não me sentiria tão pequena. Se tivesse terminado com Guilherme não me sentiria tão superficial.”

Em meio à tantos acontecimentos, vem a cereja do sundae: a mãe que abandonou Piera quando era um bebê resolve aparecer, doente e transtornada querendo se reaproximar da filha. Mesmo gerando muitos conflitos, essa aparição serviu para algo muito bom, introduzir Marcelo na vida de Piera, ou melhor, moça Piera. O jovem médico aspirante à psiquiatra, gentil, fofo e extremamente lindo, trabalha na clínica onde a mãe de Piera, Cecília, está internada e se mostra interessado nela desde o princípio. E é assim que eles se conhecem, quando a jovem decide visitar a mãe acompanhada do pai.

Durante o resto do livro, Piera e sua mãe passam a ter mais contato e algumas coisas são explicadas, como os motivos de Cecília ter abandonado a filha, e em todos os momentos Marcelo está ao lado de Piera. Eles ficam bem próximos e apesar da inclinação da moça Piera à sabotar a própria felicidade as coisas se resolvem. Não vou me aprofundar muito pois não quero dar muitos spoilers pra quem ainda não leu.

O fim do livro é perfeito, capaz de fazer suspirar e se emocionar até o mais contido leitor. A leitura é bem leve e extremamente agradável, os diálogos são interessantes e eu amo o fato de o livro ser ambientado no Rio de Janeiro, ter estado em todos os lugares por onde os personagens passam nos aproxima do mundo que a autora criou pra eles e deixa a história mais real. Em muitos momentos fiquei irritada com a Piera, nunca vi alguém querer tanto estragar o próprio ‘felizes para sempre’, nesses momentos eu procurava me lembrar que ela tem apenas 19 anos e um passado bem complicado que torna compreensíveis as suas inseguranças e medos.

Por último, quero dizer que Marcelo entrou pro meu Hall de Namorados Literários que reúne os homens dos sonhos de toda leitora (ao lado Ryan Sullivan, Gabriel Owen Emerson, Rush Finlay, Aidan Fitzgerald, Edward Cullen, Christian Grey, Gideon Cross, Leonard Clarke e muitos outros) e destacar minha quote favorita do livro, que pertence à amiga de Piera, Denise, que um dia em uma conversa casual sobre sua auto confiança disse:

“- Amiga, isso é um tipo que eu faço. Para passar essa ideia de mulher forte, de poderosa e de integrante do quarteto fantástico. Na verdade, não sou isso, mas sei lá, sempre fui grandona, as pessoas esperavam isso de mim. Nunca tive o direito de ser a fraquinha, a romântica ou a frágil do grupo.”

O motivo de eu ter gostado tanto dessa quote é que ela mostra como as aparências enganam, mostra que o modo como as pessoas te tratam pode moldar o seu comportamento. Toda ação tem uma reação, às vezes, para evitar constrangimentos e julgamentos, agimos do modo que o mundo a nossa volta espera que nós devemos agir. Fica a reflexão! Parabéns Tammy Luciano! Amei o livro, super recomendo, Claro que te amo! deve estar na wishlist de todos e com certeza lerei os outros livros da autora, meu próximo alvo é Garota Replay.


20140912_153028

3 comentários:

  1. Não sou muito de ler livros românticos, mas esse parece-me interessante a certo ponto, um bom entretimento! Resenha completa, parabéns.

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Manu <3

    Tammy Luciano é uma autora que super recomendo!

    ResponderExcluir
  3. […] Gente, meu coração não aguenta tanta emoção! A linda e maravilhosa autora Tammy Luciano publicou no seu Face vários elogios a resenha do nosso blog /*feita por Livia Soares*/, confiram o print da mensagem logo abaixo e para ler a resenha clique aqui! […]

    ResponderExcluir