TRADUZA O LILITERÁRIO

sábado, 16 de abril de 2016

Crítica do Filme Zootopia


Essa semana consegui finalmente assistir "Zootopia: Essa cidade é o bicho" e não podia ter sido uma animação melhor, a Disney tem criados animações mais divertidas e com diversos temas que são debatidos atualmente como o preconceito e políticas raciais. Eu amei a animação, com toda certeza foi uma das melhores que já assisti, depois de " O Bom Dinossauro", que arrancou bastante lágrimas esse fez o contrário, provocou diversas risadas e despertou um encantamento. Vamos conferir? 
Sinopse: 
Judy Hopps é a pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas ela tem sonhos maiores: pretende se mudar para a cidade grande, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia, na intenção de se tornar a primeira coelha policial. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais, mas conta com a ajuda inesperada da raposa Nick Wilde, conhecida por sua malícia e suas infrações. A inesperada dupla se dedica à busca de um animal desaparecido, descobrindo uma conspiração que afeta toda a cidade.

No início da história somos apresentados a como era o mundo primitivo entre os animais que eram divididos entre presas e predadores  e como atualmente os mamíferos tem vivido harmoniosamente na cidade de Zootopia- uma utopia 
animal. 


Nossa personagem principal é Juddy Hopps- melhor sobrenome para quem percebeu a intenção- uma pequena e destemida coelha que sonha em ser policial apesar dos obstáculos e um deles ser que a maioria dos policiais são animais predadores, a coelhinha não desiste facilmente de seu sonho até realizá-lo da melhor maneira possível e quando torna-se a primeira coelha- presa- policial embarca em uma viagem para a tão sonhada Zootopia deixando seus 275 irmãos e pais na fazenda.

Mas quem disse que a cidade-título era tão real e fantasiosa como Juddy imaginou? Logo que chega na cidade observa alguns preconceitos e é vítima de um deles quando é designada a ser guarda de trânsito, podem imaginar a decepção da pequena ao perceber que não acreditam no seu talento e determinação.
Por ironia do destino, Juddy se ver envolvida pelas armações de Nick, uma raposa que aparentava ser alguém inocente e gentil mas descobre que é uma raposa malandra e esperta e quando menos espera tornam-se uma dupla atrás de uma lontra desaparecida, que inicialmente era um descaso da policia mas Juddy encontrou nele uma chance de provar ser uma exímia policial. 


                " Podemos ter evoluído mas no fundo ainda somos animais."
Nick e Juddy embarcam em uma investigação pra lá de incomum, a coelha percebe que o caso da lontra envolve muito mais do que um simples desaparecimento, descobrem uma conspiração que aparentemente parece afetar apenas os predadores, que misteriosa voltaram a ter seus instintos selvagens não reconhecendo mais quem são apenas seguem seus instintos primitivos. Sendo induzidas pelas pequenas pistas deixadas pelos desaparecidos e com ajuda de algumas testemunhas e personagens secundários hilários e inusitados. 

O filme tem vários pontos positivos e que preciso destacar por gostar bastante, no geral achei uma história inteligente e surpreendente com as questões que aborda de maneira inocente. Conheceremos Flash, uma preguiça que trabalha em um Departamento de Trânsito e mostra como a lentidão e muitas vezes a preguiça dos funcionários são na maioria dos locais públicos para com as pessoas e o quão é entediante e estressante porém a Disney contou de forma divertida e só de relembrar começo a rir do que Nick e Flash fazem. 


Risadas é que não vão faltar, com Nick sendo chantageado por Juddy acaba fazendo de tudo para atrapalha-lá em sua investigação mas no fim acaba gostando da companhia da pequena e brava Cenourinha - apelido carinhosamente dado por ele. 
Também senti aflição e apreensão em algumas partes, porque o filme envolve um pouco de mistério e nos faz pensar e acreditar que o criminoso é um e no ao decorrer do enredo percebe-se que o vilão é quem menos esperamos, fazendo-nos refletir em como a aparência e as atitudes enganam.

Outro destaque foram as piadas e os nomes dados aos personagens como o prefeito Leãonardo e sua vice Bellwether ou como ele a chama "Meu colete". São várias situações que o adulto ou criança mais atenta ira perceber que atrás do divertimento envolve várias questões sociais. Como citei antes, além de envolver questões raciais- a aparência dos personagens- e o preconceito que ainda persiste nos predadores contra as presas e vice-versa, fala sobre inclusão, entra principalmente a questão da aparência, de como realmente são as pessoas quando tem seus interesses envolvidos, julgar e culpar pela pessoa ser quem é, é muito mais fácil e prático do que tentar entender e averiguar sejam os fatos ou as pessoas. Reconhecer nossos erros e pré-julgamentos é o primeiro passo.

                   " Não devemos culpar os outros pelas nossas falhas."   
Ah, adorei ver como a Shakira foi representada por uma gazela dançarina e cantora e ainda foi uma das principais figuras de admiração e representatividade além disso muitas cenas foram engraçadas pelo efeito que Gazelle teve sobre os personagens.

                            

Nick e Juddy com toda certeza foi uma dupla inesperada e ao mesmo tempo tão sublime, uma presa e um predador poderia ser um negro e um branco, um gordo e um magro, duas espécies, raças, gêneros diferentes que percebem que em suas diferenças encontram uma similaridade que os une ainda mais e quebra os preconceitos. A evolução da amizade entre os dois é cômica e prazerosa de assistir, fará qualquer criança aproximar-se dos personagens e adorá-los como eu adorei.
                           " A mudança começa em você, em mim, em nós"


Portanto, eu recomendo demasiadamente esse filme e aviso que vocês precisam urgentemente assistir, levem as crianças para aprender e se divertir com essa dupla e cidade extraordinária, afinal não dá pra resistir a carinha desses dois, né? Com a fofura de Juddy e a malícia de Nick é uma combinação perfeita para te entreter. Se você já assistiu conta pra gente o que achou!

Beijos!

Assista ao trailer:




                                                                  

                                                                               


Nenhum comentário:

Postar um comentário