TRADUZA O LILITERÁRIO

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Bienal do Livro de SP - Cobertura Liliterária 1/3



Oiii amores!!! Entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro rolou a 24ª Bienal do Livro de SP, o Blog Liliterário viajou pra lá e acompanhou de pertinho tudo o que rolou nesses 10 dias de evento. Eu vou contar tudinho da seguinte forma: faremos uma série de 3 posts, esse primeiro será sobre a estrutura da bienal, os stands das editoras, quais eram os mais bonitos, mais organizados, os que deixaram a desejar e como funcionaram as filas de entrada e tudo mais. Confiram!!!


Primeiramente, FORA TEMER, segundamente, é impossível não começar esse post destacando o quão perfeito estava o stand da Editora Rocco!!! Com uma decoração impecável que fez todos os fãs de Harry Potter se apaixonarem. A editora apostou em itens temáticos, como um baú com cartas para Hogwarts e um painel idêntico a entrada para a plataforma do expresso Hogwarts!!! Durante todos os dias milhares de fãs formavam filas enormes pela chance de eternizar o amor por essa saga linda que nós tanto amamos. Segurando suas varinhas e vestindo o cachecol de suas casas, vários fãs **incluindo eu que fiz um book naquele stand** ostentavam com orgulho a alegria que a Editora Rocco proporcionou comum stand tão lindo!




Um stand que me decepcionou um pouco foi o da Universo dos Livros, enquanto a maioria das editoras tentou inovar no design dos seus stands, a UDL decidiu manter o mesmo dos anos anteriores. Não me entendam mal, é um stand bonito, porém, ano após ano, o uso desse design se torna repetitivo. Por outro lado, algo que me agradou muito no stande da UDL foram os preços, a editora teve desde o primeiro dia preços legais, alguns chegavam a custar 10 ou 15 dilmas. Por isso, no último dia a editora não fez muitas promoções, já que desde o início da bienal proporcionou preços em conta.


A Editora Única foi incrível, oferecendo 50% de desconto em todos os livros do catálogo, com essa promoção, títulos maravilhosos como "A Teoria de Tudo" e "Enquanto eu te esquecia" estavam custando, respectivamente, 20 e 15 dilmas cada. O stand do Grupo Autêntica também investiu em promoções super legais, crianças e adolescentes se empolgaram bastante com os livros de Minecraft custando apenas 5 dimas cada, além de diversos livros para colorir, também por esse preço. O stand também atraiu um público enorme por contar com sessões de autógrafo de autores de peso como Bianca Briones, Athos Briones, Babi Dewet e a atriz teen Maisa, que atraíram centenas de pessoas de todas as idades.


O stand da Panini estava maravilhoso, um painel lindo com os super heróis e vilões favoritos de todos decorava uma das paredes. Um stand que me surpreendeu bastante foi o do Submarino, ele estava lindo e com promoções maravilhosas, um box da marvel, por exemplo, com os livros Guerra Civil e Guerras Secretas estava custando 24 dilmas! O único problema do estande era não aceitar pagamento em dinheiro, apenas em cartão de crédito ou débito. No início, muitas pessoas escolhiam seus produtos e ficavam sabendo disso apenas quando chegavam ao caixa, o que era um transtorno. Alguns dias depois eles trabalharam melhor para informar as pessoas das formas de pagamento aceitas e tudo ficou lindo.



A Leya apostou em um stand sem paredes, aberto e com prateleiras bem distribuídas. Destaco duas coisas que amei no stand da Leya, primeiro, os livros possuíam adesivos coloridos e nas estante havia um papel mostrando qual valor custava cada cor de adesivo, isso facilitava as compras, já que os clientes precisavam apenas ver a cor da etiqueta para saber quanto custava o livro. A segunda coisa que eu curti bastante no stand da Leya foi uma bancada só de promoções, com livros que custavam de 5 a 15 dilmas. Nessa bancada encontrei títulos incríveis, como Rendição e Submissão, os dois primeiros volumes da Trilogia Surrender da Maya Banks, por 5 dilmas cada, além do livro de colorir de Game of Thrones custando apenas 10 dilmas!!



Eu também adorei o stand da Papel Pólen, além da distribuição de brindes lindinhos como ecobags, lápis e marcadores, eles promoveram oficinas de origami e rodas de leitura que atraíam pessoas de todas as idades! Outra atividade super interessante do stand deles foi a impressão das fotos que os leitores postavam usando a hashtag oficial #PapelPolenOficial!


Quando o assunto são funcionários fofos e simpáticos, os stands da Companhia das Letras, Novo Século e Saraiva deram um banho de talento. Todos super prestativos e educados, sempre proativos e eficientes, prontos para atender todos com um sorriso no rosto. A Saraiva, que possuía o maior stand da bienal, estava incrível, com painéis temáticos, um trono de ferro de Game of  Thrones e um painel de recados com post-its, que atraiu milhares de pessoas. O stand da Novo Século, além de funcionários fofíssimos, contou com um telão que passava vídeos de músicas (clips e shows), uma playlist maravilhosa que colocava todos pra dançar e cantar enquanto compravam seus livros. A Companhia das Letras, para mim, foi o stand mais organizado de toda a bienal. Funcionários educados, prestativos e rápidos e um ambiente limpo e funcional. As estantes eram espaçadas, o que permitia melhor locomoção mesmo em horários com muito público, além disso os caixas eram ágeis e o tempo de espera na fila era bem curto.


Confesso que fiquei um pouco triste com o stand do Grupo Editorial Record, a decoração estava belíssima e os funcionários eram uns amores, porém, os preços estavam um pouco altos. Também me decepcionei um pouco com a má distribuição dos marcadores. Nós, fãs de livros, adoramos colecionar os marcadores dos livros que amamos e lá éramos constantemente informados sobre a ausência de marcadores e quando havia algum, entregavam apenas 1 marcador, mesmo você comprando mais de um livro. Já o stand da Disney estava a coisa mais linda desse mundo, tudo tão fofo, simulando a biblioteca do Mickey e com vários dipas dos personagens para tirar foto! Outro stand belíssimo foi o Espaço Moana - Um mar de aventuras, que serviu como divulgação para o novo filme da Disney e disponibilizou várias atividades recreativas para as crianças *eu queria ter brincado na piscina de bolinhas*!!!



Dois espaços incríveis que eu gostaria muito de destacar são o Salão de Idéias e o Espaço Cultura BiblioSesc. No Salão de Idéias, foram realizados debates interessantíssimos sobre os mais diversos temas  e para todos os públicos. A infraestrutura do local era ótima: ar condicionado, cadeiras confortáveis e acústica excelente. Outro espaço incrível foi o Espaço Cultura BiblioSesc, um espaço descontraído com várias almofadas e dezenas de livros disponíveis para leitura, além disso, o espaço contava com várias atrações culturais, como, por exemplo, a apresentação da tribo indígena Kariri Xocó que contou histórias e cantou músicas encantando crianças e adultos *eu adorei*.



Um dos stands que mais me cativou *olha a referência aí minha gente* foi o da Livraria Loyola, que contou com uma decoração inteirinha temática de O Pequeno Príncipe!! Estava tudo tão lindo que até um cosplayer estava presente!!! O stand ainda possuía ema exposição belíssima com varias edições especiais e itens de colecionador deste livro tão lindo!!!


Quem acompanhou a 24ª Bienal do Livro de SP, sabe que o sistema de distribuição de senhas para as sessões de autógrafos foi diferente. Ao invés de serem distribuídas na hora, o que gerava tumulto e correria, as senhas foram distribuídas pela internet, quase um mês antes do evento. Por um lado isso foi ótimo, já que as confusões geradas pelo desespero de se conseguir uma senha foram evitadas, porém, penso nas pessoas que pegaram senha e não compareceram, tirando assim a chance de um fã conhecer seu ídolo. Contem o que acharam dessa novidade nos comentários, queremos saber sua opinião!


Bom amores, esse foi o primeiro post da série sobre a 24ª Bienal do Livro de SP, domingo teremos o segundo post da série, que vai contar tudo sobre como os autores nacionais brilharam nessa bienal!!! Não deixem de conferir e se preparem para os sorteiros, pois teremos muitos livros autografados pelos autores presentes na bienal desse ano!!! Pra começar bem essa série de posts, vamos ao primeiro SORTEIO, valendo um Kit Liliterário com ecobag + cofrinho + bloquinho + marcadores!! Para participar basta deixar um comentário neste post e curtir a fan page do Blog Liliterário *simples assim*!! That's all folks!



5 comentários:

  1. Oii Livia,
    A Bienal foi maravilhosa demais!
    Adorei seu post e te conhecer na Bienal <3
    Vou esperar os outros!!!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conseguir ir na Bienal de SP.
    Em 2017 estarei na Bienal do Rio!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lívia!
    Nos conhecemos na fila para pegar autógrafo da Carina Rissi no último dia de Bienal.. Não sei se você se lembra... Rs
    Amei seu post!
    A Bienal foi maravilhosa!!!
    Seu blog é lindo!! (Estou seguindo!)
    Beijos,
    Keth ♥
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir