TRADUZA O LILITERÁRIO

terça-feira, 21 de outubro de 2014

A Guerra dos Tronos - George R R Martin - REVIEW

capa-guerra-dos-tronos

Sinopse

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.


Sobre o Autor

George Raymond Richard Martin nasceu em Bayonne - Nova Jersey em 20 de setembro de 1948. Mais conhecido como George R. R. Martin, o roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia é mais conhecido por escrever a série de livros de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo. Ele foi declarado como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2011 pela revista TIME.

Durante a década de 80, Martin começou a escrever para a televisão e trabalhar como editor de livros, mas em 1991 voltou a escrever aquilo que eventualmente se tornaria a série de fantasia épica, As Crônicas de Gelo e Fogo. O primeiro volume, A Game of Thrones, foi publicado em 1996. Em novembro de 2005, A Feast for Crows, o quarto volume da série, se tornou o livro mais vendido da lista do The New York Times, alcançando a mesma posição na lista do The Wall Street Journal. A série foi aplaudida por autores, leitores e críticos do mundo inteiro.

Em 2007, a HBO comprou os direitos de uma adaptação para a televisão de toda a série As Crônicas de Gelo e Fogo. A primeira temporada de Game of Thrones estreou em 17 de abril de 2011, tendo dez episódios que cobrem o primeiro livro da série. Dois dias após a estreia, a HBO anunciou que havia renovado a série para uma segunda temporada depois das críticas extremamente positivas e do número inicial de  espectadores do primeiro episódio, 4.2 milhões. Hoje, GoT /*Game of Thrones*/é a séria com a produção mais cara, top em audiência e com uma nação de fãs espalhados pelo mundo.

Review

A Guerra dos tronos é o primeiro livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e fogo /*A Song of Ice and Fire - ASOIF*/ criada pelo romancista e roteirista norte-americano George R. R. Martin. Esse livro foi o primeiro que eu li desse gênero e devo dizer que fiquei extremamente satisfeita. Apesar de ter sido lançado em 1996, essa série de livros ficou conhecida após ser adaptada para uma série de televisão chamada Game of Thrones da HBO. A série de TV atraiu a atenção do mundo inteiro e uma legião de fãs para os livros.

A Guerra dos Tronos nos introduz uma história extremamente complexa. Essa foi de longe a leitura mais complicada que já fiz. São tantos personagens que no princípio ficava confusa, lia um nome e me pegava pensando “quem é esse mesmo?” e voltava alguma páginas pra me recordar. Pra mim o foco não só desse livro, mas da série As Crônicas de Gelo e fogo é mostrar quão longe as pessoas vão e o que são capazes de fazer para conquistar seus objetivos.

Nos Sete Reinos a disputa pelo trono de ferro é sangrenta e recheada de batalhas épicas, usurpação do poder e muita conspiração. Logo de início aprendemos algo muito importante: Não devemos nos apegar à ninguém, ninguém mesmo! Se você ainda não leu nenhum dos livros e pretende começar me prometa em nome de R'hllor, dos Sete, do deus afogado, dos novos e antigos deuses que você não vai se apegar a nenhum dos personagens! Algo interessante nesses livros é que nenhum personagem está à salvo, aquela idéia cultivada desde sempre, de que não importa a situação o mocinho sempre se salva não existe no mundo de Martin, e isso torna a leitura muito mais emocionante, você sempre está temendo pela segurança dos personagens que gosta, pois sabe que em um virar de páginas ele pode acabar morto das piores e mais dolorosas maneiras imagináveis.

A história é narrada em terceira pessoa, onde cada capítulo é um POV /*Point of view - Ponto de vista*/ de um personagem. Isso torna a história mais dinâmica, pois ao ler cada capítulo nós podemos conhecer mais intimamente cada personagem e compreender o modo de pensar deles e as verdadeiras motivações por trás de suas ações. O fato dos capítulos não seguirem ordem cronológica nem ordem de personagens, permite que a história avance por várias frentes o que torna a leitura ainda mais emocionante.

Devo avisar que além de sangue, violência, palavrões e mortes hediondas, o livro é carregado de sexo, muitas e muitas e muitas cenas de sexo, então se você é mais conservador pode não se sentir muito à vontade em grande parte do livro.

Eu definitivamente recomendo A Guerra dos Tronos à todos, principalmente aos amantes da literatura fantástica medieval. É um livro complexo que exige tempo e atenção, mas no fim é extremamente gratificante. George R. R. Martin possui uma mente assustadoramente, incrivelmente, inegavelmente, inacreditavelmente brilhante e minuciosa capaz de criar um universo tão cheio de detalhes quanto o de ASOIF /*A Song of Ice and Fire*/.

Quotes favoritas:

Deixe-me lhe dar um conselho, Bastardo. Nunca se esqueça de quem é, porque é certo que o mundo não se esquecerá. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com esta lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo.

Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada.

É importante lembrar que a série é composta por 7 livros:

- A Game of Thrones – A Guerra dos Tronos

- A Clash of Kings – A Fúria dos reis

- A Storm of Swords – A Tormenta das Espadas

- A Feast for Crows – O Festim dos Corvos

- A Dance with Dragons – A Dança dos Dragões

- The Winds of Winter – Os Ventos do Inverno (Sem previsão de publicação)

- A Dream of Spring – Um Sonho de Primavera (Sem previsão de publicação)
PS: Nos dias 5 a 9 de abril deste ano, ocorreu a Game of Thrones: The Exhibition no Rio de Janeiro, a qual eu visitei! Acesse o post sobre o evento e veja muuuitas fotos dos itens que compõem o cenário da série clicando aqui! Saiba como foi a briga pelos ingressos clicando aqui e aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário