TRADUZA O LILITERÁRIO

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Resenha do livro "Intergaláctica"

Meu Deus do céu!!! Eu estou sem palavras para descrever como estou me sentindo com “ Intergaláctica” do nosso parceiro FP Trotta, que além de talentoso é um autor super simpático, carismático e divertido <3 E é com muito prazer que venho tentar transcrever o que senti ao ler esse livro incrível. 


Ficha técnica 
Nome: Intergaláctica

Autor: F.P Trotta
Tradução: F.P Trotta
Editora: Livros Ilimitados
Número de páginas: 276


No dia 3 de Maio de 2031. Amanda Collins uma exímio psiquiatra que acaba de acordar de um coma provocado por uma meningite aguda e com ele traz lembranças detalhadas de uma perambulação inimaginável e fascinante.No mesmo dia a NASA divulga a missão espacial  de busca por extraterrestres para Europa, uma das luas de Júpiter. 


Intrigada com essa informação Amanda sente a presença de uma conspiração envolvendo uma corporação denominada A Firma, que planeja frustrar essa missão e buscar um planeta a dezessete anos luz da Terra. Junto com seus amigos e pacientes, Stryker Pendarvis, Ripley  McGee e sua amiga Lina Rafn eles planejam infiltrar-se na Firma e descobrir seus planos e a verdade. O que eles não imaginavam era que embarcariam em uma aventura que envolvesse algo além da verdadeira conspiração. 
Eu ainda estou sem reação e ao mesmo tempo com o coração bombeando de tanta emoção que sinto por terminar um livro que me cativou em tão pouco tempo, foram horas embarcando nessa aventura que “Intergaláctica” nos traz. Eu não imaginava que iria amar tanto um livro quanto amei esse, foram poucos os livros que me deixaram assim, com medo, ansiedade e turbilhões de emoções para escrever essa resenha, seria muito mais fácil mostrar o que sinto através dos sentimentos, emoções e pensamentos que são tão difíceis de transformar em palavras. Esse é o efeito que tive quando virei a última página e não achei mais nada apenas a certeza do que a Amanda queria fazer. 



Sem mais delongas vamos conhecer um pouco mais da história da nossa heroína. Amanda Collins teve uma infância conturbada com um pai pouco presente, sua única companhia e segunda mãe é a empregada Shirley . Mesmo com seu pai Oswald sendo afastado, Amanda era uma garota curiosa, persistente e perseverante. Ela é o tipo de personagem feminina que eu amo e com toda certeza tornou-se uma das minhas três personagens favoritas. Ela é corajosa, perspicaz e astuta e uma mulher de personalidade forte que cresceu com a paixão que o pai sempre teve por ciência mas foi para o lado da neurociência e tornou-se uma inigualável psiquiatra. Com a profissão teve pacientes fiéis como Stryker e Ripley que acabaram virando seus amigos rapidamente. 



Antes de Amanda e sua equipe infiltrar-se na Firma, ela teve muito trabalho para preparar os outros três pois para ser um membro da corporação precisam abster-se de suas emoções e mostrarem serem bastante racionais, com a habilidade de hacker de Stryker, a força de Ripley, uma ex-oficial da Marinha e a eficácia de Lina como executiva financeira eles planejaram com maestria e sem erros como agir dentro da Firma e descobrir os planos que esta esconde. Aos poucos esse quarteto cria uma forte amizade e laços que mostrarão serem marcantes ao decorrer da história. 


“ -Estou com medo do que você vai dizer.- disse Ripley quando entrou na sala e sentou-se na frente de Amanda- Quer dizer, eu estou acostumada a me abrir para você, mas não para acabar comigo. Stryker foi direto para o quarto.-Foi,é?- perguntou Amanda, rolando para baixo uma página em seu bloco sem olhar para Ripley.
-Sim, e eu entrei para dar-lhe uma bitoca para animá-lo e…
-Peraí, bitoca? Deixa eu te parar aqui. Qual o seu problema?
-O que você quer dizer?
-Você acabou de usar bitoca numa frase? O que você é,retardada? Precisa largar essa estirpe,esse jeito, Ripley.Não funciona mais.
-Mas, Amanda…
-Você passou por muitas coisas na vida pensando que pode vender este tipo de exterior. Deve parar de colocar peso e culpa a si mesmo por ter perdido seus pais.” 
Com tanta tensão e mistérios o livro também tem momentos divertidos e a maioria deles envolvem a Amanda e/ou a Lina. Stryker tem certas atitudes que o deixam engraçado e eu fico rindo que nem uma boba por lembrar desses momentos, é incrível como tudo que li pareceu tão real e tão vivo que continuo e fico ainda mais impressionada ao perceber isso ao refletir sobre o livro. Eu acho que conseguiria dissertar aos poucos o que o Franco trouxe ao narrar os acontecimentos. “Intergaláctica” mostra ser muito mais que um livro, mostra-se ser uma realidade possível e próxima. 


O enredo é leve, envolvente e extraordinário. FP Trotta fez uma mistura da fantasia de Tolkien com a ficção científica e sagacidade de Doctor Who fazendo a história ser incrivelmente fantástica e prazerosa de ler. Nunca pensei que ficção combinaria tão bem com elementos fantásticos. Além de trazer esse enredo contagiante e enriquecedor, mostrou ser um grande escritor ao colocar veracidade na personagem Amanda, foi a personagem que mais se destacou por ser tão real e madura, foi a principal personagem que fiquei torcendo para que não morresse, fizesse alguma escolha errada ou até mudasse seu jeito. 

“ Nada que valha a pena ser feito é fácil, Stryker.” 
Minhas emoções ficaram perturbadas, afetadas, aluídas e outros adjetivos. Confesso que fiquei um pouco receosa com o livro, pois depositei muitaaaaas expectativas por ser um dos meus gêneros preferidos e por ter adorado o Franco, mas ao perpassar da trama percebi que minhas expectativas estavam sendo superadas gradativamente e que estava ficando apaixonada com a escrita, com os personagens, com tudo. Quando comecei a ler tive que parar de ler a contra gosto e também cheguei aquela sensação ambígua “Eu quero, mas não quero terminar o livro” eu estava exatamente assim com “Intergaláctica” ora eu lia com uma voracidade ora degustava cada momento como se fosse único. 
“Utilizar esse argumento: Muitos homens sãos tiveram experiências paranormais portanto deve realmente existir algo, é uma falácia lógica que não pode ser aceita. Tudo o que sabemos é que não sabemos.” 
Uma coisa que adorei e percebi no livro foram os momentos filosóficos, como eu amo Filosofia e principalmente a de Sócrates identifiquei vários pensamentos dele no livro, um dos deles é a questão do saber, da liberdade de pensar, na honestidade e justiça do homem. Amanda e Lina refletem bem esses ensinamentos, acho que sem querer o autor também envolveu um pouco a história do “Mito da Caverna” de Sócrates que fala justamente da questão que ele aborda ao decorrer do livro sobre a ignorância e ingenuidade das pessoas. Eu posso está viajando completamente sobre essa análise e percepção que fiz mas concordei em várias partes e me identifiquei várias vezes com essas duas personagens e seus questionamentos. 

“- Que a maioria  das pessoas ainda não tem consciência dos desafios. Eu estou desapontada que nem todo mundo é tão inteligente quanto eu sou. Estou decepcionada com o fato de que, até hoje, a maioria das pessoas ainda está obcecada com coisas inúteis em vez de fazer algo que vai deixar um legado para trás. Estou decepcionada comigo mesmo, por vezes, por rotular essas pessoas como criaturas, mas eu não aguento. Alguns não parecem compreender o valor que eu dou por estar viva.”  

O que falar da segunda Terra? Eu fiquei fascinada com o ambiente, com cada detalhe desse novo planeta que é muito parecido e ao mesmo tempo melhor que a Terra. Existem criaturas fantásticas, como os Cerberus que são basicamente tigres alados, conheceremos novas raças como os Plethoreans, Vargans, Andromedaens e outros que são encantadores, entre eles conheceremos os personagens Synthious,Uyara, Kai, Xev, Illi e Illia que provaram ser bastante importantes para a trama e que são extremamente exuberantes. Por um momento pensei que estava na segunda Terra, porque ela seria maravilhosa de viver com suas águas cristalinas, ar limpo, florestas deslumbrantes e mágicas. Fiquei bastante apegada a esses extraterrestres principalmente ao Kai, Xev e Uyara. Se você pensa que acabou, encontrará outros extraterrestres e elementos fantásticos intrigantes e apaixonantes.   

“- Mas eu digo  isso com a melhor das intenções- Amanda continuou, agora olhando para eles sorrindo- Porque potencial sempre existe. Sempre existiu. No entanto, eu nunca imaginei como egoísmo pudesse iludir qualquer um em ciclos de autodestruição e complacência intermináveis. Se você está repetindo o mesmo erro pela décima vez eu assumo que qualquer um se sentiria igual a um rato de laboratório. Mas ninguém nunca assume quando está errado. Problema nunca é interno. - ela pausou e sorriu- Estão muito felizes em viver em suas bolhas de vidro.” 
A cada capítulo era uma surpresa diferente ou novos problemas e quando cheguei aos momentos finais fiquei bastante apreensiva, porque quando finalmente chegou ao clímax pensei “O que o autor aprontou com as outras 100 páginas?”, quando eu pensava que não podia ser mais ingênua sobre os acontecimentos chega os momentos finais que começava a revelar tudo e mostrar as partes que eu prestei a atenção mas não dei valor aos detalhes. O final é simplesmente imprevisível!!! Nunca, nunquinha pensaria que iria acontecer os momentos que sucederam até chegar ao final que foi totalmente arrebatador, fiquei embasbacada, sem reação, me senti a pessoa mais trouxa da face da Terra e quando compreendi a magnitude de tudo me senti eufórica com o final que pareceu que me deixou inspirada e louca para ter logo em mãos o segundo volume


Queria agradecer de coração a parceria e confiança que o Franco teve com o Blog, fico realmente feliz de ter amado o livro e ter feito essa singela resenha que resume um pouco da minha relação com o livro. Nós do blog desejamos sucesso e felicidade nessa sua caminhada e conte sempre com a gente! Não vejo a hora de ter o segundo volume em mãos cujo o nome é Interdimensional e tem uma capa linda- logo abaixo tem a imagem- com lançamento previsto para junho, então corre que ainda dá tempo de ler o segundo assim que sair!


Intergaláctica é simplesmente brilhante,intrigante. inteligente e inesperadamente imprevisível. 


Está preparado para conhecer a segunda Terra? Seja perseverante!



Olhem que capa linda <3
     

Gostou do livro? Não perca tempo e o compre nesse link.




                                                             


Nenhum comentário:

Postar um comentário